Estamos em constantes transformações, seja na área de transportes, comunicação ou até mesmo das novas tecnologias, onde altera o cotidiano da sociedade, que se vê em constantes desafios para acompanhar essa evolução.
Viver em sociedade exige vários conhecimentos que devem ser acompanhados com a mesma velocidade que acontecem essas transformações, pois temos que ser capazes de lidar com a complexidade da vida moderna, e essa exigência vai desde operar um simples eletrodoméstico a utilizar os meios de comunicação e recursos tecnológicos. Podemos observar que essas transformações exigem processos de formação do indivíduo, cabendo então à escola esse papel de ensinar aos alunos os conteúdos, e também garantir habilidades para a vida em sociedade.
No trabalho com a educação, os conteúdos devem ser relacionados com a realidade dos educandos para que promova uma maior significação na aprendizagem, a utilização dos meios é muito útil e possibilita a transmissão da informação de maneira mais agradável, alegre e de fácil assimilação, uma vez que o objetivo da tecnologia é auxiliar o aumento do conhecimento.
O professor leigo tecnológico está perdendo seu espaço na escola, esses profissionais precisam se capacitar, participar de cursos de formação continuada, relacionar-se com outros professores que mudaram sua prática educativa, ouvir experiências positivas para entender que precisam mudar, visto que o mundo mudou e está sempre em movimento, assim também como as pessoas. A introdução dos recursos tecnológicos é de fundamental importância no processo educativo.
O professor tradicional, preocupado apenas com a transmissão dos conteúdos e com os exercícios de repetição para a aprendizagem, tem medo de ser substituído pela internet, porque ela está ao alcance de todos e os conteúdos estão a disposição dos alunos pesquisadores. É necessário que os professores aproveitem os recursos tecnológicos, planejem aulas contextualizadas, mostradas de maneira atrativas, para dispertar o interesse e a curiosidade dos alunos, criando também neles a necessidade de aprender, que essa será a sua força no processo de construção do conhecimento.
É importante dizer que a simples utilização dos recursos tecnológicos sem um planejamento adequado, não garantirá um ensino qualificado. Portanto, é de suprema importância um projeto educativo com conteúdo, método e objetivos didáticos a serem alcançados.
Viver em sociedade exige vários conhecimentos que devem ser acompanhados com a mesma velocidade que acontecem essas transformações, pois temos que ser capazes de lidar com a complexidade da vida moderna, e essa exigência vai desde operar um simples eletrodoméstico a utilizar os meios de comunicação e recursos tecnológicos. Podemos observar que essas transformações exigem processos de formação do indivíduo, cabendo então à escola esse papel de ensinar aos alunos os conteúdos, e também garantir habilidades para a vida em sociedade.
No trabalho com a educação, os conteúdos devem ser relacionados com a realidade dos educandos para que promova uma maior significação na aprendizagem, a utilização dos meios é muito útil e possibilita a transmissão da informação de maneira mais agradável, alegre e de fácil assimilação, uma vez que o objetivo da tecnologia é auxiliar o aumento do conhecimento.
O professor leigo tecnológico está perdendo seu espaço na escola, esses profissionais precisam se capacitar, participar de cursos de formação continuada, relacionar-se com outros professores que mudaram sua prática educativa, ouvir experiências positivas para entender que precisam mudar, visto que o mundo mudou e está sempre em movimento, assim também como as pessoas. A introdução dos recursos tecnológicos é de fundamental importância no processo educativo.
O professor tradicional, preocupado apenas com a transmissão dos conteúdos e com os exercícios de repetição para a aprendizagem, tem medo de ser substituído pela internet, porque ela está ao alcance de todos e os conteúdos estão a disposição dos alunos pesquisadores. É necessário que os professores aproveitem os recursos tecnológicos, planejem aulas contextualizadas, mostradas de maneira atrativas, para dispertar o interesse e a curiosidade dos alunos, criando também neles a necessidade de aprender, que essa será a sua força no processo de construção do conhecimento.
É importante dizer que a simples utilização dos recursos tecnológicos sem um planejamento adequado, não garantirá um ensino qualificado. Portanto, é de suprema importância um projeto educativo com conteúdo, método e objetivos didáticos a serem alcançados.
Segundo Miller, existem quatro princípios essenciais para a instrução: motivação, pista, resposta e recompensa. O aluno deve ser motivado com base naquilo que ele já possui de conhecimento, e precisa reconhecer as pistas relevantes para a aprendizagem, assim dará respostas, participando, aplicando ou transformando o conhecimento adquirido, e por último precisa receber a recompensa pelo que tenha feito que é mais efetiva , imediata, do que aquela recebida em longo prazo.
Ensinar e aprender com significado implica em interação, disputa, aceitação, rejeição, caminhos diversos, percepção das diferenças, busca constante de todos os envolvidos na ação de conhecer. A aprendizagem significativa segue um caminho que não é linear, mas uma trama de relações cognitivas e afetivas, estabelecidas pelos diferentes atores que dela participam.
Sendo assim, quando há a busca pela integridade entre o discurso da aprendizagem significativa e as ações que podem favorecê-la junto aos alunos, então mais do que repetir procedimentos é preciso que nós, educadores, possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã.
Sendo assim, quando há a busca pela integridade entre o discurso da aprendizagem significativa e as ações que podem favorecê-la junto aos alunos, então mais do que repetir procedimentos é preciso que nós, educadores, possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã.
2 comentários:
Cláudia
É preciso que se descubra novos caminhos e novos modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ,
O ideal do nosso curso é que se favoreça a comunicação e interação,ampliando as possibilidades de trocas,cooperação e principalmente negociação compartilhada.
O resultado enriquecerá a experiência,a produção e a atuação de todos nós.
Vamos no propor a este desafio?
Cláudia
Sabemos que nem todas as pessoas possuem as mesmas habilidades, principalmente com relação as tecnologias que a cada dia invade nossa vida e não somos nós "professores" que vamos ficar fora desse mundo fascinante, porém temos que nos dedicar. Dedicação é a palavra chave para vencer obstáculos. Você concorda comigo?
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