quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Fronteiras Digitais

A falta de motivação e de empenho dos alunos enquanto estão na escola é fácil de ser constatada. Porém, essa atitude muda de maneira radical logo que saem da escola e se envolvem nas suas vidas digitais. Fora da escola, eles podem escolher os grupos de interesse que querem participar e construir as suas próprias "turmas" de aprendizagem informal.
O meio tempo formal na escola está tornando-se irrelevante em termos de aprendizagem para o futuro, com a escola tendo como única missão proporcionar aos estudantes o diploma que os pais dizem que eles precisem.
Precisamos buscar novas competências e articular as tecnologias como possibilidades para as novas aprendizagens. Mídias e tecnologias de comunicação e informação invadem nosso cotidiano, e aos professores cabe a tarefa de refletir com seus alunos interferências e conseqüências destas interações.
A inclusão das TICs ao contexto escolar vem reforçar a integração e o desenvolvimento integral do ser humano que vive em sociedade, evidenciando o tempo e espaço de novas formas de interações.
Nessa perspectiva, enfatizamos que a melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para interagir nesta sociedade digital. A procura de novas aprendizagens por meio da busca, da produção de idéias, de ações e interações criativas e colaborativas. Precisamos pensar e interagir com mídias e tecnologias como uma relação social, integrada à vida. O mundo mudou, as relações também mudaram, as inovações tornaram nossa vida mais interativa, por isso novas aprendizagens são necessárias.

Um comentário:

MARA CRTE-PROINFO INTEGRADO disse...

Cláudia
Seu texto está excelente.Um conteúdo maravilhoso!
Continue assim,pois seu blog está bem criativo.